Afinal, o que é Leite A2A2?
O leite proveniente de vacas genótipo A2A2, que produzem leite com apenas β-caseína A2 - uma das proteínas do leite. Esse tipo de leite é de fácil digestão.
Há aproximadamente 10 mil anos, por decorrência de uma mutação genética, vacas que produziam somente este leite com β-caseína A2, começaram a produzir β-caseína A1 - que ao contrário da A2, é mais difícil de ser digerida e pode provocar reações inflamatórias, má digestão, fermentação e desconforto intestinal.
Vamos entender um pouco mais...
A β-caseína do leite compreende cerca de 30% do total proteico do leite bovino e nos atualmente, pode apresentar-se em três genótipos: A1A1, A1A2 e A2A2.
O leite possuí 209 aminoácidos, sendo que as variações A1 e A2 diferem apenas por um aminoácido na posição 67. Essa pequena mudança pode parecer inofensiva, mas é suficiente para alterar a digestão da molécula e levar a consequências.
QUAIS AS CONSEQUENCIAS?
Digestão & Intolerância a Caseína
Com certeza você já deve ter ouvido alguém falar essa frase: "O leite me faz mal, mas não sou intolerante a lactose."
Sim, além da tão conhecida Intolerância a Lactose, também existe a pouco mencionada, mas não menos importante, Intolerância a Caseína.
O Leite A1 sofre um processo metabólico bioquímico que separa o segmento de 7 aminoácidos na β-caseína A1, em uma molécula chamada β-caseinomorfina-7 (BCM-7).
β-caseinomorfina-7 (BCM-7) é caracterizada por ligar-se a receptores opioides - receptores celulares para neurotransmissores presentes no sistema nervoso humano.
Há evidencias constantes que a β-caseína A1 e β-caseinomorfina-7 (BCM-7) retardam o trânsito gastrointestinal, que é mediado por opioides, além de serem pro-inflamatórios e indutores de respostas imunológicas mediadas por célula T - Ou seja, pode causar constipação, desconforto intestinal, inflamação e reações imunológicas.
Existe também a possibilidade de que o maior transito intestinal provocado pela β-caseína A1 e β-caseinomorfina-7 (BCM-7) leve ao aumento da fermentação da lactose e outros componentes da dieta, como FODMAPS , resultando em: desconforto digestivo, distensão abdominal e inflamação.
Em estudos clínicos, o consumo de leite contendo exclusivamente β-caseína A2, em comparação com o leite contendo β-caseína A1, resultou em fezes mais macias e maior conforto digestivo.
Em indivíduos com intolerância à lactose, a má absorção à lactose e o conforto digestivo com leites contendo lactose foram melhorados com leite contendo exclusivamente β-caseína A2 - Este estudo foi registrado em: www.anzctr.org.au como ACTRN12616001694404.
Autora: Dra. Patrícia Sens
Nutricionista Clínica Ortomolecular e Fitoterapeuta.
Especialista em Modulação Intestinal, Saúde e Longevidade.
Instagram: @dra.patisens
Deseja agendar uma consulta?
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾